DICAS PARA COMPRAR IMÓVEIS


A compra de lotes, casas e outros imóveis é sempre escolhida como uma das opções de investimento, seja para moradia própria, para aluguel, ou simplesmente para ter um bem que se valorize com o tempo.
Esse tipo de aquisição não pode ser tratada como uma outra qualquer, pois requer algumas pesquisas prévias, para se certificar que o negócio não é uma “furada”. Ou seja, ao decidir comprar um imóvel, é necessário ter certeza de que a venda será segura, sem “dores de cabeça” futuras.
Neste texto, ressalta-se a importância das certidões negativas do proprietário do imóvel que se pretende adquirir.
Essas certidões demonstram se o proprietário atual está com o nome sujo (nome protestado), ou se tem algum processo em andamento na justiça (pode ser civil, trabalhista, tributário/fiscal, dentre outras).

Por que essas certidões negativas são importantes?

Veja bem: caso o proprietário tenha algum processo na Justiça e durante o andamento desse processo, comece a vender seu patrimônio (na maioria das vezes para tentar não quitar a dívida), a Justiça considera tais vendas como fraudes.
Isso quer dizer que se a justiça perceber essas vendas fraudulentas, ela anula todos os negócios de compra e venda que o proprietário fizer.
O resultado, para você que comprou o imóvel, é a possível perda dele, sendo que dificilmente recuperará o dinheiro que gastou na compra.
Dessa forma, verificar as certidões negativas antes de finalizar o negócio é uma medida muito importante para reduzir os riscos de perder, no futuro, o imóvel adquirido.
E se alguma das certidões for positiva?
Isso significa que existem riscos de perda futura do imóvel. Entretanto, mesmo nesse caso, cabe ao comprador analisar se vale a pena ou não correr esse risco – já que empreender sempre está ligado a riscos.

Pois bem, onde tiro as certidões negativas?
Existem pessoas/empresas que prestam esse serviço, mas cobram por ele. Você pode, por conta própria, buscar essas certidões. Veja como:
1. Certidão negativa de Ações Trabalhistas.
2. Certidão negativa da Justiça Federal.
3. Certidão negativa de Ações Cíveis - Fórum da Justiça Estadual.
4. Certidão negativa das Ações da Fazenda Estadual - Secretaria da Fazenda do seu estado.
5. Certidão negativa das Ações da Fazenda Municipal - Secretaria da Fazenda do seu município.
6. Certidão negativa das Ações em Família - Fórum da Justiça Estadual.
7. Certidão negativa do Cartório de Protestos - Cartório (s) de Protesto (s) da cidade.
8. Certidão negativa da Dívida Ativa da União/Negativa do Imposto de Renda - Receita Federal.
9. Viabilidade do imóvel.

Munidos de tais documentos, adquira um imóvel de forma segura e consciente.


Compartilhar